Informações atualizadas em 26 de novembro de 2017.

Conceitos

Mesorregião Metropolitana de São Paulo

A mesorregião Metropolitana de São Paulo é uma das quinze mesorregiões do estado brasileiro de São Paulo. É formada pela união de 45 municípios agrupados em sete microrregiões. Concentra 47,85% da população do estado e produz 70% do PIB estadual. As sete microrregiões são: Franco da Rocha; Guarulhos; Itapecerica da Serra; Mogi das Cruzes; Osasco; Santos e São Paulo (que inclui a Região do Grande ABC).

Fonte: Wikipédia

Receita Total per Capita

Indicador de gestão pública de longo prazo que tem como objetivo avaliar a capacidade de arrecadação total da administração pública. É calculado dividindo-se a Receita Total Arrecadada ou Receita Corrente Líquida (RCL) / População, tendo como unidade de medida R$, o qual quanto maior o valor maior é a capacidade de arrecadação do município.

Receita Total Arrecadada ou Receita Corrente Líquida (RCL)

A Receita Corrente Líquida é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos, principalmente, os valores transferidos, por determinação constitucional ou legal, aos Estados e Municípios, no caso da União, e aos Municípios, no caso dos Estados, consideradas ainda as demais deduções previstas na Lei.

Estatísticas

Com base nas informações disponíveis nos sites do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP), Portal da Transparência do Município de São Paulo e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), efetuamos um ranking do indicador receita per capita da mesorregião Metropolitana de São Paulo, conforme dados a seguir:

Fontes de dados:

 - Portal da Transparência Municipal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (http://transparencia.tce.sp.gov.br/)

 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?&t=downloads)

 - Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo (http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/contas/receitas/Paginas/default.aspx)

          Ranking de 2016 da Receita Per Capita por microrregião da mesorregião Metropolitana de São Paulo

Este gráfico demonstra que a microrregião de Santos é a que possui a maior capacidade de arrecadação da mesorregião Metropolitana de SP, mesmo representando 7% de toda a população em 2016. Ela é composta dos seguintes municípios: Cubatão, Bertioga, Santos, Praia Grande, Guarujá e São Vicente.

Em segundo lugar, temos a microrregião de São Paulo, que representa 65% de toda a população de 2016 da mesorregião Metropolitana de SP, que além do munícipio de São Paulo, engloba a região do Grande ABC, com os municípios de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

              15 municípios com maior Receita Per Capita da mesorregião Metropolitana de São Paulo em 2016

Acessem todas as informações demonstradas nas tabelas acima, bem como de todos os municípios em formato excel.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now